Foi encerrada nesse domingo (11), em Belém (PA), a fase das modalidades individuais nos Jogos Escolares da Juventude para alunos-atletas de 15 a 17 anos. A delegação de Minas Gerais, composta por 66 atletas e 82 professores e dirigentes, finalizou sua participação com 16 medalhas conquistadas.
O atletismo foi a modalidade que mais vezes subiu ao pódio. Foram oito medalhas ao todo. Núbia Aparecida Soares novamente se destacou. A mineira conquistou ouro no salto triplo e bateu o recorde dos Jogos, com a marca de 12,98m. Já Althiene Amanda dos Santos e Alexandra Silva foram a campeãs na disputa do arremesso de peso e lançamento de dardo, respectivamente. Chrystian Júnior, de Lavras, volta para casa com duas medalhas de prata: uma no salto triplo e outra no salto em altura. A primeira colocação no salto em altura feminino também foi de Minas Gerais com Jenifer Nicole. Nas provas combinadas, os mineiros também se destacaram. Maurício Oliveira Júnior, no octatlo, e Ingrid Silva, no heptatlo, faturaram medalha de bronze.
Na disputa do xadrez, assim como no ano passado, os atletas mineiros dominaram. Fernanda Rodrigues sagrou-se bicampeã nacional. Já Arthur Chiari chegou ao pentacampeonato na competição.
O judô foi responsável por duas medalhas de ouro no primeiro dia de disputa dos Jogos da Juventude, ambas na categoria meio médio, com André Humberto e Kamilla Silva. Paula Silveira foi medalha de prata na categoria leve.
Na natação, Maria Belizário subiu ao pódio duas vezes. Na prova dos 50m peito, a nadadora não só venceu a prova, como também bateu o recorde da competição. Ela ainda foi medalhista de bronze nos 100m peito.
Representante de Minas na ginástica rítmica, Laura Godoy conquistou medalha de bronze por aparelhos, ao apresentar-se com o arco.
A delegação mineira somou sete medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze na primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude.
Os atletas das modalidades coletivas desembarcam na capital paraense nesta segunda-feira (11) e as disputas têm início nesta terça.
Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas – como o JEMG –, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.
Ouro
1. Núbia Soares (E.E. Chico Rezende – Lagoa da Prata): atletismo – salto triplo;
2. Arthur Chiari (ETFG Sebrae – Belo Horizonte): xadrez;
3. Fernanda Rodrigues (Sesi – Belo Horizonte): xadrez;
4. Maria Belizário (E.E. Governador Milton Campos – Belo Horizonte): natação – 50m peito;
5. André Humberto (E.E. Governador Milton Campos – Belo Horizonte): judô – meio médio;
6. Kamilla Silva (E.E. Governador Milton Campos – Belo Horizonte): judô – meio médio;
7. Althiene Santos (E.E. Cristiano de Souza – Lavras): atletismo – arremesso de peso;
8. Alexandra Silva (E.E. Virginio Perillo - Lagoa da Prata): lançamento de dardo - 45,37m.
Prata
1. Chrystian Júnior (E.E. Azarias Ribeiro – Lavras): atletismo – salto triplo;
2. Chrystian Júnior (E.E. Azarias Ribeiro – Lavras): atletismo – salto em altura;
3. Jenifer Nicole (E.E. Dora Matarazzo – Lavras): atletismo – salto em altura;
4. Paula Clark (E.E. Ordem e Progresso – Belo Horizonte): judô – leve.
Bronze
1. Mária Belizário (E.E. Governador Milton Campos – Belo Horizonte): natação – 100m peito;
2. Laura Godoy (Coleguium – Belo Horizonte); ginástica rítmica – arco;
3. Maurício Oliveira Júnior (E.E. Virgílio Perilo – Lagoa da Prata): atletismo – octatlo;
4. Ingrid Silva (E.E. Azarias Ribeiro – Lavras): atletismo – heptatlo.
Matéria: Renata Silva

Nenhum comentário:
Postar um comentário