segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Abertas as Paralimpíadas Escolares 2013, em São Paulo

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (25), no Anhembi Parque, em São Paulo (SP), foram abertas oficialmente as Paralimpíadas Escolares 2013.

A solenidade reuniu autoridades representantes do Ministério do Esporte, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do governo do Estado de São Paulo, da cidade-sede e do Consulado da Grã-Bretanha, país convidado a participar da competição neste ano.

Estiveram presentes também à abertura das Paralimpíadas os cerca de 1300 atletas das delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, agradeceu o município de São Paulo pelo sediamento e comentou o grande momento do paradesporto nacional.

“Não tenho palavras para falar o quanto nós, do Comitê Paralímpico Brasileiro, nos sentimos honrados por promover e participar deste magnífico evento. Temos aqui pequenas joias que serão o futuro do esporte paralímpico do Brasil”, afirmou. “Temos uma importante missão aqui também, porque as Paralimpíadas Escolares estão internacionais, com a presença inédita de atletas britânicos nas nossas disputas. Nos próximos anos, poderemos ter mais países participando”, projetou Brandão.

Após os pronunciamentos, foi realizado o desfile das delegações. Minas Gerais foi destaque, tendo a animação elogiada pelo mestre de cerimônias.

Os mineiros compõe a terceira maior delegação do evento, com 171 componentes entre atletas, técnicos e staffs, ficando atrás apenas de Rio de Janeiro (182) e São Paulo (217).

Competições
A partir desta quarta-feira (26), tem início as competições de atletismo, natação, vôlei sentado, futebol de 5, futebol de 7, goallball, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha e judô das Paralimpíadas Escolares. Minas não disputa apenas o goalball.

Neste ano, a expectativa é que os resultados dos mineiros superem os conquistados na edição do ano passado, também na capital paulista. Na oportunidade, Minas Gerais voltou para casa com 98 medalhas: 33 de ouro, 33 de prata e 32 de bronze, ocupando a 6ª colocação no quadro de classificação.

Foto e matéria: Renata Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário