A jovem Maria Luísa Moreira, que mora em Lagoa Santa, é um grande exemplo das melhorias proporcionadas pelo Geração Saúde. Há seis meses no programa, emagreceu 11 kg e impulsionou a família a adotar hábitos saudáveis. “Minha mãe emagreceu porque me acompanha nas dietas. Todo muito está aderindo à atividade física também, melhorado a saúde em vários aspectos”, relata.
Nesta quarta-feira (13), o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, esteve na Academia Running, em Lagoa Santa, para verificar de perto o trabalho desenvolvido junto aos jovens com sobrepeso e se surpreendeu. “É motivo de orgulho ver esses adolescentes se preocupando com a saúde, a atividade física. Sempre vale a pena investir nesse tipo de causa, que nos garantirá uma redução de problemas e de gastos com a saúde no futuro”, comenta.
É possível ver outros casos de jovens que também melhoraram a saúde e, principalmente a autoestima, como destaca a referência técnica do Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Lagoa Santa, Carolina Pereira: “Temos jovens bastante ativos aqui e eles vem evoluindo a cada dia, não só com relação a aspectos físicos, mas também psicológicos, o que é muito importante, por se tratar de uma faixa etária que, muitas das vezes, possui conflitos pessoais que podem ser melhorados com a prática de exercícios”, aponta.
A academia Running é a única de Lagoa Santa a executar o Geração Saúde. Segundo a proprietária, Giselle Divino, o estabelecimento conta com cerca de 50 alunos em atividade pelo programa, e, em breve, deverá chegar à marca de 100, com a ampliação da faixa etária atendida.
O Projeto
O Geração Saúde foi apresentado, oficialmente, pelo Governo de Minas, em abril deste ano. Até 2015, serão investidos no programa R$ 10 milhões. Atualmente, 108 academias já se juntaram à ação. A partir desta ação, por meio de equipes de atenção à mudança de hábitos alimentares, acompanhamento de prática regular de atividades físicas e psicológicas, os jovens são motivados a transformar seus hábitos e ter uma vida mais saudável.
A proposta oportuniza também a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas, uma vez que potencializa e diversifica as ações da Equipe de Saúde da Família (ESF) dos municípios.
Foto e matéria: Renata Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário