Nesta quarta-feira, dia 06 de novembro, 149 alunos de 57 escolas, representando 27 municípios mineiros, embarcam para Belém, capital do Pará. Entre os dias 07 e 16 deste mês eles participam da disputa dos Jogos Escolares da Juventude para alunos-atletas de 15 a 17 anos.
A delegação de Minas Gerais é formada pelos campeões dos Jogos Escolares – JEMG. Entre eles, estão atletas e equipes com um bom histórico na competição nacional.
Em 2012, os Jogos foram realizados em Cuiabá (MT) e a delegação mineira conquistou um total de 28 medalhas, sendo 05 de ouro, 13 de prata e 10 de bronze.
Arthur Chiari (Sebrae/BH) e Fernanda Rodrigues (Sesi/BH) vão à Belém em busca do bicampeonato. No ano passado, os mineiros monopolizaram as medalhas de ouro na disputa do xadrez.
Quem também busca a segunda medalha de ouro é a equipe de voleibol feminino do INEI/COC, de Uberlândia, que vai aos Jogos Escolares da Juventude pelo terceiro ano consecutivo e, no ano passado, foi campeã da segunda divisão.
No vôlei masculino, o Colégio Gabarito (Uberlândia) e no handebol feminino, a Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro (Matias Barbosa) passaram perto do título nacional em 2012, conquistando medalha de prata. Neste ano, os dois times retornam à competição em busca do ouro.
André Humberto, atleta do judô, medalha de bronze em Cuiabá, no ano passado, foi convocado para o Festival Olímpico da Juventude na Austrália pelo desempenho nas Olimpíadas Escolares. Lá, ele foi campeão, e agora vai a Belém também na batalha por ser campeão brasileiro. O judoca representa a Escola Estadual Professor Milton Campos, de Belo Horizonte.
Destaque no atletismo em nível internacional, Núbia Aparecida Soares, aluna da Escola Estadual Chico Rezende, de Lagoa da Prata, é outra esperança de medalhas para Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude. Ela também foi convocada, no ano passado, para o Festival da Juventude, na Austrália, onde ficou com a segunda colocação no salto triplo. Em julho, Núbia foi a quarta colocada no Mundial de Menores da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), realizado em Donetsk, na Ucrânia. No JEMG, a atleta foi campeã no salto triplo e terceira colocada no revezamento medley.
Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas – como o JEMG –, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.
Matéria: Renata Silva

Nenhum comentário:
Postar um comentário