Foto: Renata Silva
Na manhã desta segunda-feira (09), a comitiva da Associação Paralímpica Britânica desembarcou em Belo Horizonte para conhecer a infraestrutura esportiva da cidade, que sediará os treinamentos preparatórios das equipes da Grã-Bretanha para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Acompanhados da assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), Anna Pimenta, os dirigentes tiveram uma visita às instalações do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG como o primeiro compromisso em solo mineiro. Os britânicos puderam conhecer a estrutura da pista de atletismo, já concluída, e o parque aquático, ainda em construção. Entre os pontos destacados pelos visitantes está a acessibilidade do local, com banheiros, salas e áreas de medicina e fisioterapia adaptados às necessidades dos deficientes físicos.
Em seguida, a comitiva se dirigiu à Toca da Raposa I e II e ao Minas Tênis Clube também com o objetivo de conhecer a infraestrutura disponível nos clubes.
Nesta terça-feira, 10, os representantes britânicos reúnem-se com integrantes da SEEJ, da Prefeitura de Belo Horizonte e do CTE/UFMG no Minas Tênis Clube para debaterem os planos para o período de preparação da delegação do Reino Unido na capital.
Protocolo de Intenções
Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a oficializar uma parceria com um comitê olímpico para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Em outubro, o Governo de Minas assinou protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) - Associação Olímpica Britânica - para que as equipes olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para os jogos.
O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o executivo estadual, a Prefeitura de Belo Horizonte e os Centros de Treinamento selecionados para prestar assessoria à Associação Olímpica Britânica enquanto a delegação estiver em Minas Gerais.
A escolha das instalações esportivas do Minas Tênis Clube, do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Clube Mineiro de Caçadores (CMC) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como locais de preparação dos atletas britânicos foi fruto de uma série de negociações.
Minas nos Jogos Olímpicos
Minas Gerais possui 16 centros aprovados pelo Comitê Organizador Rio’2016, em nove cidades. O Estado age conforme as garantias que foram dadas para que fosse uma das quatro unidades da Federação a receber os jogos olímpicos, além do Rio. Também receberão jogos São Paulo, Bahia e o Distrito Federal. Algumas rodovias mineiras serão utilizadas para o treinamento de Ciclismo de Estrada.
Centro de Treinamento Esportivo
Parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), e a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Treinamento Esportivo visa contribuir para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento de Minas Gerais, promovendo a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas. O complexo esportivo é composto por uma pista de atletismo de padrão internacional, que foi inaugurada no primeiro semestre de 2012; por um parque aquático contendo uma piscina de 65 metros com borda móvel, com previsão de conclusão para 2014, que atende a três das quatro modalidades aquáticas olímpicas; e um pavilhão para prática de lutas, ginásticas e esportes coletivos. Em 2013, a pista de atletismo está sendo utilizada por atletas mineiros e recebendo competições esportivas, como a etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), da qual participaram aproximadamente 1.200 alunos atletas.
Matéria: Renata Silva

Nenhum comentário:
Postar um comentário