segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Delegação mineira retorna dos Jogos Escolares da Juventude com 17 medalhas conquistadas

Entre os dias 06 e 15 de novembro, mais de 4 mil jovens atletas de 15 a 17 anos de todo o país se reuniram em João Pessoa, na Paraíba, para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.
A delegação de Minas Gerais, composta por 157 alunos-atletas campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), obteve bons resultados na competição e conquistou 17 medalhas: duas de ouro, onze de prata e quatro de bronze.
Na fase das modalidades individuais, o destaque mineiro foi Sarah Bezerra, da Escola Estadual Governador Milton Campos. A jovem sagrou-se campeã da categoria meio pesado do judô (até 70 kg) e voltou para casa com a medalha de ouro no peito. Estreando na luta olímpica, a equipe mineira marcou presença no pódio. Douglas Rocha, da E.E. Bolivar Tinoco Mineiro, e Jéssika Machado, da E.E. Governador Milton Campos, ambos de Belo Horizonte, conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Entre as modalidades coletivas, foi do handebol masculino o melhor resultado. Ao vencer o Colégio Kennedy, do Rio Grande do Sul, por 19 a 17, o Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Abaeté, sagrou-se campeão brasileiro escolar.
Outras cinco equipes de Minas Gerais estiveram envolvidas em finais nos Jogos Escolares da Juventude e não tiveram a mesma sorte. No basquete feminino, a Escola Estadual Azarias Ribeiro, de Lavras, conquistou medalha de prata ao perder para o Mato Grosso na decisão. No masculino, o Colégio Pitágoras, de Belo Horizonte, foi derrotado por São Paulo e ficou com a segunda colocação. No futsal masculino, outra medalha de prata para o Colégio Pitágoras de BH. Na final, os mineiros perderam por 2 a 1 para o Maranhão. No vôlei, os uberlandenses ficaram com o segundo lugar no naipe feminino, com o Inei COC, e no masculino, com o Colégio Gabarito.
A outra medalha da delegação de Minas nas modalidades coletivas veio com a Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro, de Matias Barbosa. A equipe venceu São Paulo por 20 a 17 e ficou com a medalha de bronze.

Competição
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. O campeonato de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. São disputadas 15 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, luta olímpica e vôlei de praia. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.

Medalhistas nos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos.

Ouro
Judô - categoria meio pesado: Sarah Bezerra, da E.E. Governador Milton Campos (Belo Horizonte).
Handebol masculino: Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima (Abaeté).

Prata
Atletismo - 100 metros com barreiras: Sarah Carolina, da E.E. Azarias Ribeiro (Lavras).
Atletismo - Lançamento de disco: Rúbia Soares, da E.E. Chico Rezende (Lagoa da Prata). 
Judô - categoria meio médio: Kamila Moreira, da E.E. Governador Milton Campos (Belo Horizonte).
Judô - categoria meio leve: Paula Clark, da E.E. Ordem e Progresso (Belo Horizonte).
Luta olímpica: Douglas Rocha, da E.E. Bolivar Tinoco Mineiro (Belo Horizonte).
Xadrez - torneio Blitz: Ezequias Pereira, do Colégio Educa Centro (Machado).
Basquete feminino: E.E. Azarias Ribeiro (Lavras). 
Basquete masculino: Colégio Pitágoras (Belo Horizonte). 
Futsal masculino: Colégio Pitágoras (Belo Horizonte). 
Voleibol Feminino: INEI COC (Uberlândia). 
Voleibol Masculino: Colégio Gabarito (Uberlândia).

Bronze
Judô - categoria ligeiro: Thays Marinho, da E.E. Nossa Senhora do Carmo (Betim).
Judô - equipes feminino: Ayuri Fernanda, Beatriz Aparecida, Gabriellle Figueredo, Kamila Moreira, Paula Clark, Sarah Bezerra, Selena Rodrigues, Thays Xavier.
Luta olímpica: Jéssika Machado, da E.E. Governador Milton Campos (Belo Horizonte).
Handebol feminino: E.E Cônego Joaquim Monteiro (Matias Barbosa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário