A terça-feira foi de estreias nas Paralimpíadas Escolares 2014. Em São Paulo, tiveram início as disputas de três modalidades: bocha, goalball e tênis em cadeira de rodas. Para a delegação de Minas Gerais, os resultados foram bastante positivos.
No goalball, duas goleadas marcaram o começo da competição para as equipes mineiras. O time masculino venceu o Rio de Janeiro por 11 a 1. Já o feminino, venceu o Pará por 16 a 6. Destaque para a aluna-atleta Deborah Prado, autora de 11 gols. Em seu ano de despedida das Paralimpíadas, Deborah desempenhou papel de líder na primeira partida do torneio, orientando as companheiras de time. “É meu segundo e último ano aqui, então quero ajudar minhas colegas que são estreantes. Temos que apoiar os mais jovens. Um dia estive no lugar delas e contei com a ajuda de atletas mais experientes”, contou a mineira de Poços de Caldas, que há 10 anos pratica o goalball.
No tênis em cadeira de rodas, Minas Gerais foi imbatível no primeiro dia de jogos. Foram sete vitórias em sete jogos. Fábio Bernardes e Ângelo Silva entraram em quadra duas vezes cada um; Natiele Souza jogou três vezes. No torneio de duplas, Natiele e Fábio bateram Matheus e Felipe, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, respectivamente, por 8 a 0.
Nos cinco jogos da bocha, o saldo foi positivo para os mineiros. Kessy Jones, Luiz Henrique Silva e Fernando Anacleto venceram seus confrontos. Brayan Ferreira e Kessy, em seu segundo jogo do dia, perderam.
Quarta-feira – Prosseguem hoje as competições de bocha, goalball e tênis em cadeira de rodas. Atletismo, natação o, judô e tênis de mesa têm início hoje. A esperança é que saiam nesta quarta-feira as primeiras medalhas de Minas Gerais nesta edição das Paralimpíadas.
Paralimpíadas Escolares – Disputadas desde 2006, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de alguns dos mais talentosos atletas brasileiros da atualidade. Alan Fonteles, campeão mundial e paralímpico, Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, campeãs mundiais de atletismo, Talisson Glock, medalhista em um Mundial da natação, e Leomon Moreno, campeão e artilheiro do último Mundial de goalball (modalidade exclusiva para cegos), são alguns dos nomes que já passaram pela maior competição de estudantes com deficiência do país.
Nesta edição, 25 estados brasileiros e o Distrito Federal têm representantes nas disputas. Além dos competidores brasileiros, as Paralimpíadas Escolares também recebem uma delegação britânica de 17 atletas, que competirão nas provas de natação e atletismo. Esta é a segunda vez que atletas da Grã-Bretanha participam do evento. No ano passado, os britânicos já haviam participado das disputas.
Resultados terça-feira:
Goalball
Feminino: Minas Gerais 16 x 06 Pará
Masculino: Minas Gerais 11 x 01 Rio de Janeiro
Tênis em cadeira de rodas
Natiele Souza 8 x 0 Luan Silva/PB
Fábio Bernardes 8 x 0 Felipe Lima/GO
Ângelo Silva 8 x 1 Gabriela Salomão/SP
Natiele Souza 8 x0 Matheus Silva/ES
Fábio Bernardes 8 x 1 Maria Fernanda/DF
Ângelo Silva 8 x 0 Querem Gomes/ES
Natiele Souza 8 x 4 Lucas Corrêa/RJ
Natiele Souza e Fábio Bernardes 8 x 0 Matheus e Felipe/ES e RJ
Bocha
Kessy Jones 9 x 5 João Pedro Almeida/PB
Luiz Henrique Silva W x O Larissa Heinz/PR
Brayan Ferreira 0 x 11 Luiz Guilherme Alves/SP
Fernando Anacleto 8 x 3 Renyer Maciel/PB
Kessy Jones 0 x 28 Vitória Fernandes/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário