sexta-feira, 23 de maio de 2014

Acadêmicas do Ministério da Saúde visitam academia do projeto Geração Saúde

O Projeto Geração Saúde já está em mais de 110 municípios do Estado e vem ganhando adeptos a cada dia. A partir dessa ação do Governo de Minas, realizada por meio da parceria entre as Secretarias de Estado de Turismo e Esportes (Setes) e Saúde (SES), quase 5.000 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos têm as condições de saúde melhoradas através da prática de atividades físicas orientadas.
Na quinta-feira (22), o projeto recebeu a visita de representantes do Laboratório de Inovação em Boas Práticas na Saúde de Adolescentes e Jovens, do Ministério da Saúde. Duas professoras de cursos de medicina, uma da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e outra da Universidade de São Paulo (USP), estiveram na academia credenciada Cor e Esporte, no município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. No local, as técnicas puderam conversar com alguns dos 55 adolescentes atendidos pelo estabelecimento através do Geração Saúde e conhecer histórias de sucesso daqueles que obtiveram inúmeras melhorias na qualidade de vida a partir da prática de atividades físicas.
Luís Fernando, de 17 anos, é um dos exemplos da efetividade da ação. Em dois meses no Geração Saúde, ele já perdeu sete quilos. O objetivo, no entanto, é perder mais oito. “Cheguei à academia com sobrepeso e tinha como meta perder 15 quilos. Quase metade desse total eu já consegui. Vou me empenhar agora para chegar ao objetivo em breve”, contou empolgado. Além da musculação, a reeducação alimentar teve papel fundamental para a perda de peso do jovem. “É difícil abrir mão de comer coisas gostosas, como doces, refrigerantes. Mas como sei que é para o meu bem, passei a comer saladas e frutas. Não adianta malhar e não cuidar da alimentação”, afirmou.
Há mais tempo no Geração Saúde, Lorraine Parreiras, 16 anos, já se viu livre de seis quilos nos últimos sete meses. Segundo ela, o sobrepeso foi embora, dando lugar à autoestima. “Com os exercícios, além de me sentir mais disposta, me senti mais bonita, mais segura com meu corpo”, comemora.
Para Flávio Augusto, de 14 anos, o Geração Saúde é uma forma de conhecer pessoas e compartilhar experiências. “Estamos todos aqui em busca de um mesmo objetivo e isso faz com que a gente se mantenha firme tanto nos exercícios quanto na reeducação alimentar. O contato com os outros jovens ajuda e quando pensamos em desistir encontramos apoio no colega para continuar”, comentou. Histórias como as de Luis Fernando, Lorraine e Flávio causaram ótima impressão nas representantes do Laboratório de Inovação.
“Trabalhamos há alguns anos com a atenção à saúde de jovens e adolescentes. Quando lançamos o edital para a inscrição dos projetos, nosso objetivo era encontrar atividades que pudessem servir de exemplo ou mesmo ser replicadas por outros estados com esse objetivo”, comentou a professora Maria Helena Ruzany. “O Geração Saúde é o primeiro a ser visitado e o único dos 18 escolhidos que tem o esporte como mote, o que nos deixa bastante feliz. É fato que o jovem envolvido com a prática de exercícios físicos tem consciência de como preservar sua saúde e se afasta do que pode prejudica-lo”, ressaltou.
Para a professora Maria Ignez Saito, Minas Gerais é um exemplo a ser seguido pelos demais estados. “O Geração Saúde é um projeto maravilhoso. A ideia é de que ele seja uma experiência que possa ser repetida. Vemos que, enquanto os jovens estão aqui, eles não estão envolvidos com drogas e bebidas, e não vão partir para esse tipo de coisa, porque encontraram algo muito mais saudável, mais benéfico, para fazer. Ficamos muito sensibilizadas ao ver os órgãos públicos se mobilizando para oferecer qualidade de vida para nossa juventude”, finalizou.
O Geração Saúde é um dos 18 pontos de inovação selecionados para serem conhecidos in loco pelo Laboratório. A escolha foi feita através de edital publicado pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram inscritas 90 ações desenvolvidas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais, ambulatórios, postos de saúde e também por entidades vinculadas. Inicialmente, 32 projetos foram escolhidos. Em março, foi realizada em Brasília uma oficina de trabalho onde as iniciativas desenvolvidas no SUS foram apresentadas. As 18 melhores foram escolhidas para serem visitadas. Após as visitas, as cinco melhores iniciativas serão relatadas por meio de artigos a serem publicados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A iniciativa é resultado da cooperação técnica entre a Opas Brasil e Ministério da Saúde.

Laboratórios de Inovação
Os Laboratórios de Inovação são espaços de produção de evidências de boa gestão, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas com o tema Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pela Atenção Primária à Saúde, focando nos processos inovadores que induzem a melhores resultados em saúde.
Eles buscam trazer afirmações e recomendações baseadas em evidências, produzidas por meio de estudos de casos realizados por especialistas que, durante um período de aproximadamente um ano, se dedicam a aprofundar determinados temas que são alvo dos laboratórios. Na prática, os laboratórios buscam valorizar experiências significativas em saúde, resgatando e analisando os processos, as práticas, as ferramentas e os instrumentos desenvolvidos localmente e que vêm apresentando resultados positivos na saúde da população.

Geração Saúde 
O Geração Saúde está em funcionamento desde abril de 2013 e já obteve a adesão de 111 cidades mineiras, beneficiando 4.705 jovens de 12 a 19 anos com sobrepeso. A previsão é de que até 2015 sejam investidos no programa R$ 10 milhões e que 14 mil adolescentes possam ser atendidos. Atualmente, 114 academias já se juntaram à ação.
O programa consiste na promoção da prática de atividades físicas orientadas por profissionais de Educação Física em academias de ginástica contratadas pelo Governo de Minas. Para desenvolver o Geração Saúde os municípios devem ser atendidos por Equipes de Saúde da Família (ESF) que disponham de nutricionista e psicólogo para complementar o atendimento.
O Projeto Estratégico Geração Saúde é uma atividade que oportuniza também a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas e busca estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário