Em um esporte dominado pelos pés, ele é o único que pode jogar com as mãos. Há quem diga que onde ele pisa não nasce grama. Com a missão de atrapalhar o momento de maior felicidade do futebol, é fato que a vida de goleiro não é fácil. Ele é obrigado a se vestir de forma diferente dos demais companheiros, mas é o único que tem um dia para homenageá-lo. O dia do goleiro é comemorado neste sábado, 26 de abril.
A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do mítico goleiro Manga. Aílton Corrêa Arruda, considerado um dos melhores goleiros da história, começou no Sport Recife em 1957 e, depois, defendeu o Botafogo; o Nacional, do Uruguai; o Internacional, de Porto Alegre; o Coritiba, de Curitiba; o Grêmio, de Porto Alegre; o Operário, do Mato Grosso do Sul e, por fim, o Barcelona do Equador, encerrando sua carreira em 1982. Na Copa de 1966, Manga jogou uma única partida, contra Portugal, ao substituir Gilmar dos Santos Neves, mas não teve sorte. Os portugueses venceram por 3 a 1 e o Brasil, eliminado, voltou mais cedo para casa. A data comemorativa foi oficializada em 1976.
Dos goleiros que defendem os times mineiros, o goleiro Matheus entra em campo mais uma vez com a camisa 1 do América-MG diante do Ceará, no Independência, em jogo válido pela segunda rodada da série B do Campeonato Brasileiro , na noite deste sábado. Eleito o melhor jogador da posição no Campeonato Mineiro, ele sabe da responsabilidade que carrega.
Aos 21 anos, Matheus assumiu o posto de dono do gol americano em 2012. No último dia 23 de março, ele chegou à marca de 50 jogos com a camisa do Coelho no clássico diante do Atlético pela semifinal do Mineiro. Ágil, firme e com excelente saída de bola o atleta tem se destacado e despertado a cobiça de vários clubes.
A carreira iniciada na equipe Santa Tereza, de Belo Horizonte, aos 8 anos de idade, poderia ter tomado outros rumos. Matheus chegou a tentar a sorte como zagueiro, mas não deu certo. “Deus me deu o dom de ser goleiro, o que faz eu me sentir feliz e privilegiado. Ainda que pudesse, não mudaria de posição”, garante.
A inspiração para atuar sob as traves, no entanto, não vem de nenhum outro goleiro, mas do irmão, o meia Moisés, revelado pelo América-MG, que atualmente joga no HNK Rijeka, da Croácia. “Desde o começo, quem me inspirou, me ajudou, foi meu irmão. Ele não é goleiro, mas é nele que me inspiro, me espelho”.
Campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2011, Matheus foi eleito melhor goleiro e craque da competição. Para ele, o segredo do sucesso é gostar do que faz. “Ser goleiro é muito prazeroso, é muito gostoso, é gratificante. Mas também é uma profissão de grande responsabilidade. Tenho que estar sempre treinando, sempre me esforçando para, cada dia mais, ajudar o time”, conta. Além da preparação nos treinamentos, há ouras características importantes para o exercício da função. “Para ser um bom goleiro é necessário agilidade, um bom reflexo e estar sempre concentrado durante o jogo. Acho que isso é fundamental para um goleiro”, afirma.
Vida de goleiro não é fácil e todos sabem. Uma série de defesas salvadoras em uma partida podem ser esquecidas se, nos últimos segundos de jogo, o camisa 1 falha e permite o gol adversário. A tarefa de guardar a meta, no entanto, pode ser dificultada. Atacantes com faro de gol são verdadeiros carrascos. Para Matheus, Fábio Júnior, atualmente no Minas Boca, foi o adversário que lhe provocou pesadelos. “O Fábio é um grande amigo, um pai para mim dentro do futebol e, por saber da história vitoriosa, do currículo que ele tem, me causou preocupação enfrentá-lo”, confessa.
Para a Copa do Mundo, Matheus acredita que Felipão terá facilidade em convocar os jogadores da posição. “Estamos muito bem servido de goleiros. Espero que os convocados façam uma excelente Copa do Mundo, assim como toda a Seleção e conquistem a taça para o Brasil”.
Recordista de partidas
É de um goleiro o recorde de partidas disputadas com a camisa do América-MG. Marco Antônio Milagres atuou com a camisa alviverde entre 1991 e 2001, totalizando 369 jogos. Atualmente, Milagres é técnico da equipe sub-20 do Coelho e foi o comandante da campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro da categoria, que revelou o goleiro Matheus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário