quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Torcedores e estudantes acompanham treino aberto da seleção britânica de rúgbi

Delegação da Grã-Bretanha se prepara, em Belo Horizonte, para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Foto: Renata Silva
Modalidade criada na Grã-Bretanha, o rúgbi atraiu dezenas de torcedores à Toca da Raposa I na manhã desta segunda-feira (1º) para o treino aberto da seleção masculina britânica que se prepara, em Belo Horizonte, para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nas arquibancadas do campo principal do centro de treinamentos das categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube estavam, além de fãs da modalidade, cerca de 40 jovens entre 12 e 15 anos que participam do projeto Try Rugby, uma iniciativa realizada em parceira pela Premiership Rugby, o British Council e as escolas do Sesi-MG. O projeto traz técnicos britânicos da Premiership Rugby, uma das ligas de rúgbi mais importantes de mundo, para atuar em escolas e comunidades no Brasil. Além proporcionar aos jovens a oportunidade de jogar rúgbi pela primeira vez, o Try Rugby é projetado para ajudá-los a desenvolver habilidades valiosas como trabalho em equipe, liderança e disciplina. Atualmente, cerca de 1500 jovens são atendidos pela iniciativa em Minas Gerais.

Além de ver os atletas em campo, os jovens que estiveram na Toca I tiveram um momento de interação com Paul Ford, gerente da Associação Olímpica Britânica (BOA, na sigla em Inglês), e foram presenteados com bonés do Team GB, como é conhecido o time olímpico da Grã-Bretanha.

Letícia Morais, de 14 anos, é aluna da Escola do Sesi Marisa Araújo. Ela, que é atendida pelo Try Rugby, conta que começou na modalidade por influência de uma amiga e não escondia a ansiedade para ver o time britânico em campo. “É a primeira vez que vemos um time profissional ao vivo e, tratando-se de uma equipe olímpica principalmente, a emoção é muito maior”, relatou.

Os britânicos estreiam nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na terça-feira, 09 de agosto, contra a equipe do Quênia, ao meio dia. No mesmo dia, às 17h, a Grã-Bretanha volta a campo e enfrenta o Japão. O time encerra sua participação na fase de grupos do torneio na quarta-feira, dia 10, contra a forte equipe da Nova Zelândia.

Núcleo de Articulação Minas 2016
Atrair delegações para treino e aclimação em solo mineiro, sediar o Torneio Olímpico de Futebol e o Tour da Tocha são as três grandes frentes de trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, grupo intersetorial criado, em 15 de abril de 2015, pelo governador Fernando Pimentel, com o objetivo de realizar as ações necessárias para sediar os eventos associados às Olimpíadas. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos do Governo de Minas Gerais (secretarias de estado de Governo, Planejamento e Gestão, Turismo, Educação, Cultura, Transportes e Obras Públicas, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social, da Subsecretaria de Comunicação e da Governadoria, além de um representante do Grupo Interinstitucional de Proteção Pública) que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário