Foto: Renata Silva/Setes MG
Belo Horizonte recebeu nos últimos dias a visita do sir Craig Reedie, que é vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada) e integrante do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres 2012. O objetivo da visita foi conhecer os locais que sediarão os treinamentos das equipes do Comitê Olímpico Britânico nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
No período da manhã, o executivo esteve na pista de atletismo e no complexo aquático do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG). Sir Reedie mostrou-se admirado com a estrutura construída. “Este espaço tão bem elaborado tem um grande potencial de formação de grandes atletas. Torço para que ele logo seja usado para formar os futuros campeões olímpicos do Brasil”, afirmou.
À tarde, o vice-presidente do COI participou de uma reunião, no Minas Tênis Clube, com o grupo de trabalho criado para prestar assessoria ao Comitê Olímpico Britânico enquanto estiverem em Minas Gerais. Entre os presentes, Luiz Eymard Zech Coelho, gerente de Esportes do Minas, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, além do secretário adjunto da pasta, Rogério Romero.
Segundo o secretário de Estado adjunto de Turismo e Esportes, Rogério Romero, ter a presença de uma autoridade como sir Reedie em Minas é uma grande honra. “Temos aqui alguém renomado no meio esportivo internacional, que ocupa cargos de destaque nos maiores órgãos ligados ao esporte. Receber pessoas assim em Belo Horizonte é uma grande satisfação, pois demonstra o potencial esportivo mineiro e a forma como chamamos a atenção de entidades internacionais”, comentou.
Sir Craig afirmou durante o encontro que os britânicos já têm a certeza de que terão em Minas uma verdadeira casa na preparação para as Olimpíadas. “Neste breve período em que estou aqui só posso dizer estou bastante feliz com o que encontrei. O Estado está preparado para nos receber e nós esperamos usufruir da melhor maneira das estruturas oferecidas, convertendo isso em vitórias no Rio”, finalizou. Após o encontro, o executivo conheceu as instalações da entidade na rua da Bahia e do Minas Náutico, em Nova Lima.
Acordo. Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a assinar protocolo de intenções com um comitê olímpico estrangeiro para ser local de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em outubro de 2013, o governador Antonio Anastasia assinou, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) – Associação Olímpica Britânica – para que delegações de diversas modalidades olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para os jogos em 2016.
O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o Governo de Minas, a Prefeitura de Belo Horizonte e os Centros de Treinamento selecionados para prestar assessoria ao Comitê Olímpico Britânico enquanto estiverem em Minas Gerais. O acordo também prevê foco especial em áreas como esportes e atividades físicas, amplo legado social, incluindo educação, legado econômico e na área de ligações de educação e universidades, além de outras áreas nas quais os participantes possam trocar experiências.
A escolha das instalações esportivas do Minas Tênis Clube, do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Clube Mineiro de Caçadores (CMC) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como locais de preparação dos atletas britânicos foi fruto de uma série de negociações.
Comitê Olímpico Britânico. A British Olympic Association é o Comitê Olímpico Nacional da Grã-Bretanha e do Norte da Irlanda, sendo um dos 204 comitês nacionais atualmente reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Foi fundada em 1905 por representantes de sete modalidades: esgrima, ciclismo, patinação, remo, atletismo, rugby e futebol. Atualmente, todos os 33 organismos nacionais de cada esporte olímpico, verão e inverno, são membros do Comitê.
A Grã-Bretanha participou de todos os jogos olímpicos desde 1896. Juntamente com França e Suíça são os únicos que estiveram presentes em todos os jogos olímpicos de inverno. Sediou os jogos olímpicos em 1908 e 1948. Londres foi sede das Olimpíadas de 2012.
Minas nos Jogos Olímpicos. Minas Gerais possui 16 centros aprovados pelo Comitê Organizador Co-Rio 2016, em nove cidades. O Estado age conforme as garantias que foram dadas para que fosse uma das quatro unidades da Federação a receber os jogos olímpicos, além do Rio. Também receberão jogos São Paulo, Bahia e o Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário